Ferramentas para usinagem: conheça os tipos e suas aplicações
As ferramentas para usinagem são itens essenciais para grande maioria das indústrias de diversos segmentos.
É através dos processos de usinagem que componentes e equipamentos são desenvolvidos, possibilitando excelentes resultados e tecnologias cada vez mais sofisticadas.
Esses processos são utilizados nas mais diversas áreas, destacando-se nas indústrias:
- óleo e gás,
- usinas de açúcar e álcool,
- usinagem pesada,
- naval,
- eletrodoméstica,
- automotiva,
- aeroespacial,
- micro-usinagem,
- energia,
- etc.
Neste post, apresentaremos as aplicações e os tipos de ferramentas para usinagem, um forte aliado no crescimento e na competitividade da indústria brasileira no mercado internacional. Vamos lá?
O que são ferramentas para usinagem?
Nos bastidores das indústrias, as ferramentas para usinagem são fundamentais para que os resultados sejam atingidos, proporcionando riqueza e prosperidade para o Brasil.
Esses instrumentos possibilitam que a indústria brasileira conquiste o seu espaço, oferecendo produtos de qualidade e que atendam a demanda e necessidades do mercado nacional e internacional.
Como vimos, as ferramentas são utilizadas em diversos segmentos, onde se destacam as seguintes aplicações:
Para torneamento
O processo de torneamento é utilizado na fabricação de componentes cilíndricos, onde normalmente a ferramenta é estática e a peça fica em um processo rotativo.
Existem muitas possibilidades de torneamento, como, por exemplo:
- faceamento,
- torneamento longitudinal,
- perfilamento.
Nesses processos, são empregadas ferramentas internas e externas com diferentes ângulos de posição, formatos de pastilhas (insertos para usinagem), quebra-cavacos, classes e raios de ponta.
A combinação dessas variáveis é que possibilitam o acabamento das peças atendendo aos requisitos de tolerância e qualidade exigidos.
O torno, máquina na qual são realizados esses processos, também atende operações de usinagem, como corte e canal, e rosqueamento.
Para fresamento
O fresamento consiste em um processo de desbaste ou acabamento, onde a ferramenta gira e é empurrada contra a peça que pretende-se usinar.
A partir dos movimentos de rotação e avanço da peça, onde em alguns casos a ferramenta realiza essas duas operações, é possível obter uma grande quantidade de formas e superfícies, com destaque para a qualidade do acabamento e a possibilidade de grande remoção de cavaco.
Além da fresadora, existem outras máquinas que também realizam esse trabalho, como os centros de usinagem e as mandriladoras.
A variedade de ferramentas de fresamento é muito grande, como pastilhas intercambiáveis e as fresas de metal duro.
O uso da ferramenta adequada depende dos detalhes dos produtos e seus requisitos dimensionais.
Para isso, existem ferramentas que atendem as mais diversas operações, tais como:
- pastilhas para fresamento,
- fresamento 45º e 75º,
- fresamento de cantos a 90º,
- fresas para moldes e matrizes,
- fresas de metal duro,
- ferramenta modular,
- fresas de disco,
- fresamento de alto avanço.
Fresas para interpolação de rosca
Outra ferramenta interessante é a Thread Mills, ou seja, fresas de interpolação de rosca.
Essa ferramenta quando utilizada em máquinas CNC possibilita que as roscas sejam cortadas internamente (onde em alguns casos a quebra do macho pode comprometer todo o conjunto) e externamente, portanto, uma excelente opção para fabricar roscas em metais duros ou peças assimétricas, além de permitir a usinagem de roscas esquerdas, e roscas com diferentes tolerâncias.
Para furação
Existem também as ferramentas para usinagem utilizadas nos processos de furação.
Nesse caso, o objetivo é o de produzir furos em uma peça, um processo crítico, uma vez que é normalmente realizado na fase final de fabricação de um produto.
Isso significa que erros nessa fase podem gerar prejuízos para a operação, pois, muitas vezes, o material não pode ser mais reaproveitado.
Na operação de furação são geralmente utilizadas as brocas, voltadas a atender todo tipo de necessidade, independente do material a ser furado e da qualidade desejada no processo, como furação profunda, escalonadas, para furar e chanfrar ou ainda rebaixar.
Para isso, as seguintes ferramentas estão disponíveis:
- broca espada,
- broca com pontas intercambiáveis,
- broca com pastilhas,
- brocas inteiriças de aço rápido (HSS),
- brocas inteiriças de metal bruto.
Para mandrilamento
O processo que envolve o mandrilamento é realizado nas operações de usinagem voltadas a aumentar o diâmetro ou realizar acabamentos nos furos existentes.
Nesse caso, são utilizadas as seguintes ferramentas:
- barra de mandrilar,
- cabeçote mandrilador.
Essas ferramentas possibilitam furos que vão de 0,4 mm até 3.000 mm, divididas em operações de desbaste e acabamento, portanto, voltadas também ao mandrilamento de grandes diâmetros.
Trabalhando com sistema modular, uma mesma ferramenta pode ser utilizada com diferentes cones de fixação e possibilitar que a barra de mandrilar receba uma extensão visando alcançar a profundidade desejada.
Machos e cossinetes
Os machos são ferramentas utilizadas para gerar roscas internas em furos, uma situação bastante comum nas aplicações industriais.
Essas ferramentas são comumente fabricadas utilizando os seguintes materiais:
- aço rápido (HSS),
- aço rápido com cobalto (HSS-E / HSS-Co),
- aço rápido sinterizado (HSS-E-PM).
Existem ainda os machos manuais, utilizados nesse tipo de processo, como também os machos máquina de canais reto, indicados para usinagem de roscas em furos passantes.
Além desses, existem os machos máquina helicoidais, recomendados para usinagem em furos cegos.
As variadas possibilidades de especificações exigem uma variedade ampla de machos de corte para usinagem, porém, essas ferramentas vão além das linhas tradicionais, como, por exemplo:
- machos de grandes dimensões,
- machos esquerdos,
- machos laminadores,
- machos STI para roscas postiças.
Os cossinetes, por sua vez, são também conhecidos como tarraxa e empregados para a realização de roscas externas.
Há diferentes padrões de roscas e as ferramentas podem ser manuais ou utilizadas em máquinas.
Por fim, não se pode esquecer das roscas postiças, que são utilizadas como reforço estrutural em materiais de baixa resistência.
Rebarbadores
Os rebarbadores são ferramentas manuais utilizadas para o acabamento de peças produzidas em aço, alumínio e plástico.
Como o próprio nome deixa claro, são ideais para remover rebarbas em bordas, furos e arestas, possibilitando a melhora da qualidade nos produtos finais.
São compostos geralmente por uma haste e lâmina de corte que pode ser substituída quando apresentar uma diminuição de eficácia nos processos industriais.
A haste, por sua vez, garante segurança e conforto aos operadores.
Esses dois componentes podem ser adquiridos de forma individual, observando-se os modelos de rebarbadores do mercado ou ainda em kits de rebarbação prontos para uso.
Limas rotativas
As limas rotativas de metal duro são utilizadas nos trabalhos manuais nas seguintes indústrias:
- usinagem,
- fundição,
- manutenção,
- montagem industrial,
- transformação do aço,
- construção civil,
- caldeiraria.
Possuem diversos formatos e diâmetros, além de quebra-cavaco standard ou com corte duplo.
Essas ferramentas podem ser aplicadas em todos os tipos de materiais disponíveis, como aço, ferro fundido, alumínio, metais não ferrosos, etc.
As variadas geometrias das limas rotativas possibilitam muitas aplicações, tais como:
- remoção de material,
- recuperação de soldas (trincas e falhas),
- desbaste de cordão de solda,
- preparação de superfícies para a soldagem,
- rebarbação,
- trabalhos em contornos,
- usinagem em ângulos agudos,
- acabamento de perfis, furos, entalhes e chanfros.
Como escolher a melhor ferramenta para usinagem para o seu projeto?
Diante de todas essas informações envolvendo os tipos e as aplicações das ferramentas para usinagem, surge a dúvida a respeito de como escolher a melhor opção para o seu projeto.
Para que você tenha sucesso nessa escolha, alguns fatores precisam ser considerados:
Necessidade da aplicação
O primeiro ponto a respeito da escolha correta das ferramentas para usinagem está em identificar exatamente quais são as necessidades de sua empresa ou projeto.
Como você já pode perceber, são muitas as possibilidades, portanto, conte com quem possa ajudá-lo a identificar os detalhes da tarefa a ser realizada e qual a melhor opção para isso.
Orçamento
Trabalhar dentro do orçamento é uma necessidade de qualquer empresa, portanto, avalie o que você precisa e observe as opções oferecidas pelo mercado.
As melhores empresas do ramo possuem sempre diversidade, por isso é importante contar com quem possa ajudá-lo a encontrar a melhor solução para a sua necessidade e que atenda às suas possibilidades financeiras.
Aplicação das ferramentas
Outro ponto importante diz respeito a aplicação que será dada as ferramentas para usinagem, ou seja:
- material da peça a ser trabalhada,
- operação a ser executada,
- geometria e tolerâncias da peça a ser trabalhada.
Tendo por base essas informações, é importante verificar os modelos que atendem aos requisitos exigidos, sem a necessidade de investimentos acima do necessário e tão pouco obrigar-se a substituí-los em função de danos ou incompatibilidade com os serviços a serem realizados.
A melhor forma de encontrar o que é necessário, a preços justos e de qualidade garantida, é contar com a Wolf, uma empresa que há mais de 21 anos atende o mercado brasileiro, oferecendo produtos dos maiores fabricantes mundiais.
A Wolf é especialista em ferramentas para usinagem no Brasil e oferece ao mercado mais de 10 mil itens, disponibilizando também o atendimento de uma equipe de vendedores experientes e prontos para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o seu projeto.
Caso ainda existam dúvidas a respeito dos assuntos tratados neste post, acesse nosso site, conheça nossa estrutura e faça contato. Temos a certeza que podemos colaborar muito com o seu empreendimento.