Fresamento

Faceamento, cantos a 90°, contornos, alto avanço, moldes e matrizes.

SOLUÇÕES WOLF

Diversas aplicações e sub-operações

O Fresamento é um processo de usinagem destinado à obtenção de superfícies quaisquer.  No fresamento, a ferramenta gira e a peça ou a ferramenta se deslocam segundo uma trajetória qualquer.

As máquinas que realizam o fresamento geralmente são chamadas de fresadoras, porém máquinas como os centros de usinagem, e mandriladoras são amplamente utilizadas para o fresamento de peças em geral.

Existe uma grande variedade de ferramentas de fresamento. 

Temos as ferramentas com pastilhas intercambiáveis, e as ferramentas sólidas de metal duro, essas comumente chamadas de fresas de metal duro.

Como exemplos de ferramentas de fresamento com pastilhas intercambiáveis temos: fresa de topo, cabeçote fresador e fresa de disco.

Fresas de metal duro, geralmente são divididas em fresas de topo reto, Fresas de topo reto com raio, e fresas de topo esférico.

Conforme forem os detalhes do produto, e os requisitos dimensionais deste, fresas com pastilhas ou fresas de metal duro podem ser empregadas para realizar operações de desbaste ou acabamento.

Pastilhas para Fresamento

A Wolf Brasil oferece uma gama completa de pastilhas para fresamento.

As aplicações e possibilidades são amplas; temos exatamente o que você precisa para a sua peça, tipo de material e geometria.

As pastilhas para fresamento variam de acordo com a geometria e montagem, sendo oferecidos para usinagem a 45°, 75° e 90°, além das pastilhas para fresamento esférico e tangenciais.

Em nossas ferramentas de corte temos classes que abrangem toda a gama de materiais disponíveis, como aço, aço ferramenta, aços inoxidáveis, ferro fundido, ferro fundido nodular, alumínio e materiais não ferrosos, assim como ligas resistentes à altas temperaturas.

Quer comprar pastilhas para fresamento? Tenha em mãos o código da pastilha que utiliza, ou da ferramenta onde ela é montada para que nossa equipe de vendas possa ajudá-lo com uma indicação.

Fresamento 45º e 75º

Nossas fresas 45° e 75° são altamente indicadas para faceamento, fresamento entre paredes, rebaixos, chanfros, entre outras aplicações.

Em nossas ferramentas de corte temos pastilhas com classes que abrangem toda a gama de materiais disponíveis, como aço, aço ferramenta, ferro fundido, ferro fundido nodular, alumínio e materiais não ferrosos, assim como ligas resistentes à altas temperaturas.

As fresas com ângulos de 45° são a primeira escolha para o faceamento pois possuem bom equilíbrio dos esforços de corte.

Fresas com ângulos de até 75° são ideais para faceamentos com grandes profundidades de corte, possuem bom equilíbrio dos esforços de corte e uma boa resistência da aresta de corte.

Fresamento de cantos a 90º

Gama completa para fresamento em 90° onde são altamente indicadas para faceamento, fresamento entre paredes, rebaixos, esquadrejamentos, entre outras aplicações.

O fresamento de 90 graus resulta em baixos esforços de corte no sentido axial, sendo assim uma ótima opção para usinagem de peças de paredes finas.

Em nossas ferramentas de corte temos pastilhas com classes que abrangem toda a gama de materiais disponíveis, como aço, aço ferramenta, ferro fundido, ferro fundido nodular, alumínio e materiais não ferrosos, assim como ligas resistentes à altas temperaturas.

Temos disponíveis em nossa linha de produtos cabeçotes fresadores a partir de 40 mm, e fresas de topo intercambiáveis a partir de 10 mm.

Fresas para Moldes e Matrizes

Linha completa de fresas ball nose (topo esférico) com pastilhas intercambiáveis para desbaste e acabamento de Moldes e Matrizes, com aplicação em todos os tipos de materiais.

Nossa linha possui pastilhas intercambiáveis de 2 arestas com geometrias para desbaste e acabamento em altíssimas velocidades de corte e com altos avanços.

Para as fresas de desbaste, a alta taxa de remoção permite um trabalho otimizado, proporcionando uma redução significativa do tempo de usinagem e manutenção do dimensional do produto.

Para as fresas de acabamento, a alta velocidade do avanço de mesa aliada às nossas classes, proporcionam o melhor acabamento com menor necessidade de paradas para troca de insertos.

Os diâmetros variam de Ø12 a Ø50mm de acordo com o modelo da ferramenta de corte.

Confira o vídeo:

Fresas de Metal Duro

Temos uma linha completa de fresas inteiriças de metal duro.

As aplicações e possibilidades dessas ferramentas de corte são amplas; temos exatamente o que você precisa para a sua peça, tipo de material e geometria.

As afiações, o número de cortes, cobertura, substrato e comprimento da haste proporcionam uma infinidade de utilizações e versatilidade para todo o tipo de usinagem, como produção seriada, ferramentarias e usinagens em geral.

Temos disponíveis em estoque fresas de topo com diâmetros a partir de 0,3 mm,

As fresas de metal duro são fornecidas com 2, 3 ,4 ou 6 cortes. Podem ser fresas de topo reto, fresas de topo reto com raio (toroidal), fresas de topo esférico (ball nose), e ainda com variações como haste reforçada, haste paralela, e do tipo long neck com maior área de corte disponível.

As fresas ainda podem se dividir por faixas de dureza e por tipo de material a ser usinado.

A Wolf Brasil oferece diferentes famílias de fresas de metal duro:

Linha AL e KAL
Indicada para todas as aplicações em alumínio, ligas de alumínio e não metais.

AL- 2B- R3.0

KAL-3E-D 6.0

Linha GM e KUM
Indicada para aplicações em aços em geral.

GM- 2E- D6.0

KUM-2E-D 6.0 

Linha HM ou HMX
Indicada para aplicações em aços endurecidos e temperados com até 68 HRC

HM- 2ES- D0.3

HMX-2E-D 3.0

Linha PM
Indicada para aplicações em aços em durezas de até 55 HRC

PM-4H-D 6.0R1.5

Ferramenta Modular

As aplicações e possibilidades da nossa linha modular são amplas.
Nessa linha de produtos as hastes ou cones ficam fixados na máquina, e as cabeças ou ponteiras são intercambiáveis.

A linha de ferramentas modulares contempla fresas de topo, fresas de alto avanço, e fresas com insertos redondos, permitindo uma enorme gama de operações que vão desde o faceamento, fresamento de paredes, rebaixos, interpolação de furos, e fresamento de perfis complexos.

Fresas de Disco

A Wolf Brasil possui linha completa de fresas disco com pastilhas intercambiáveis para:

  • corte
  • canais
  • ranhuras
  • rasgos de chavetas
  • e diversas outras aplicações, em todos os tipos de materiais.

Os diâmetros das ferramentas de corte variam de Ø100 a Ø250mm, conforme o modelo.

Fresamento de Alto Avanço

Na linha de alto avanço, oferecemos uma linha de produtos que são altamente indicados para faceamento em altíssimas velocidades de corte, altos avanços de mesa e com altas taxas de remoção.

Fresas de alto avanço (high feed) são ferramentas essenciais para aumentar a produtividade. 

As altas taxas de avanço permitidas por essas ferramentas reduzem drasticamente os tempos de usinagem.

Fabricadas em materiais de alta qualidade a fresas e as pastilhas intercambiáveis para usinagem com altos avanços possuem ótima resistência, e boa rigidez e nas operações de fresamento dos mais variados materiais.

O fresamento de alto avanço pode ser utilizado no faceamento, usinagem de cavidades, fresamento de contornos e paredes, fresamento em rampa, interpolação de furos 

Confira alguns dos itens disponíveis na Wolf Brasil 

  • SDMT 09T312-DM YBG202;
  • SDMT 120412-DM YBG202.